quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Queima-Queima Água-Viva


As Águas-Vivas tomaram conta, ou melhor, invadiram o litoral. As benditas viraram até pautas nos noticiários, assuntos na fila do mercadinho da praia e choradeira, é claro, de quem é atacado tomando um belo banho de mar. Denominadas pelos cientistas com o nome de medusas, pertencem ao grupo Filo Cnidaria, “parentes” dos corais e das anêmonas. Sendo compostas por 95% de água, podem ser fatais, em alguns casos, espécies mais evoluídas, podem matar até grandes tubarões.
O fato mais curioso sobre essas geléias eletrizantes é que estão entre os habitantes mais antigos do Planeta Terra, cerca de 700 milhões de ano, com mais de nove mil espécies de medusas descobertas. Essas espécies possuem veneno, que se concentra em arpões localizado nos tentáculos, quais causam as queimaduras. E estão nas praias, em grande proporção, por que estão em época de reprodução.
Desta forma, não tendo como evitar a companhia dessas “amigas”, caso a queimadura aconteça, não lave o local com água doce, pois ativa as substâncias venenosas. Use água do mar ou soro fisiológico para lavar. Compressas de vinagre ajudam a reduzir a dor (confesso que areia em abundância no local da queimadura também é bom). Em caso de reações alérgicas procure imediatamente orientações médicas.

Socorro!!